Localização
Filtrar por região
Compartilhe
Nas redes sociais
Publicado em 12/11/2013

Dicas de Fotografia: O que é Iso?

É a sensibilidade do sensor. Quanto maior o valor ISO mais sensível está o sensor e mais luz será absorvida.

O sensor sempre precisa de uma quantidade de luz ideal para formar uma foto. Controlamos essa luz pela abertura e pelo tempo de exposição. Mas se a configuração desses dois itens não for suficiente para a luz necessária, podemos forçar o sensor a trabalhar com menos luz do que ele gostaria, aumentando a sua sensibilidade.

Quando temos uma situação de bastante luz, deixamos o ISO mais baixo para que a foto não fique superexposta. E com pouca luz, deixamos o ISO mais alto.

Os valores ISO variam muito de câmera para câmera. Você vai encontrar valores de 80 a 3200 e até maiores (também chamados de alta sensibilidade).

As consequências do ISO

Aumentar a sensibilidade do sensor pode parecer a solução milagrosa para a exposição de qualquer foto, certo? Mas infelizmente aumentar o ISO tem uma consequência: a qualidade e a nitidez da foto diminuem. Quanto mais alto o valor ISO, mais ruído (aberrações em forma de grão) irão aparecer na foto final.

Veja abaixo um exemplo de ruído em uma foto com ISO 100 (4a) e com ISO 3200 (4b).

Por isso, é preciso saber equilibrar esses três itens com cuidado para conseguir uma exposição adequada e a qualidade que você busca.

Fonte: http://www.dicasdefotografia.com.br

Fonte: Revista EuTeVi
Agenda
    Não há Agendas Cadastradas no momento!
Listar agenda completa
Redes sociais
Siga e compartilhe nas redes sociais
Atendimento EuTeVi

Brasil - Email: eutevi@eutevi.com
(27) 9 9808-5500 / 9 8876-1751