Localização
Filtrar por região
Compartilhe
Nas redes sociais
Publicado em 10/11/2013

Benvenuti Demétrio Ribeiro

É na região de Demétrio Ribeiro, tanto no centro da vila, quanto em seu entorno, que conhecemos a riqueza histórica e cultural das construções antigas – muitas centenárias – do final do século XIX, começo do século XX. São propriedades de mutas famí­lias – todas de descendência italiana. Família Da Rós, Farina, Secomandi, Carlesso, Faustini, Canpagnaro, Carrareto, Cometti…Além da igreja de Demétrio (Igreja de Santo Antônio) e da Casa Canônica construída em 1900 ao lado da igreja. Conhecer a história de cada um desses casarões é conhecer a história dos imigrantes e a construção de um município.

Casarão Família Faustini
- Demétrio Ribeiro - João Neiva
Este casarão foi construído no ano de 1891 e pertencia aos familiares do Sr. Antônio Faustini e Sr. Luiz Faustini. Naquela época funcionava como hospital, farmácia e drogaria onde também os médicos atendiam seus pacientes e receitavam os medicamentos e lá mesmo manipulavam os remé-dios. Também neste local foi instalada a Primeira Fábrica de Cerveja no Estado do Espírito Santo. Alguns anos depois os Faustinis venderam para os familiares do Sr. Victório Guzzo e Sra. Brigida Verônica Guzzo. Os quais viveram neste casarão durante 25 anos de 1946 a 1971. Seus filhos: Joventino, Darcílio Valentin, Alpheu Juliano, Isaura Maria, José Onofre, Dilma Maria, Aldina Rita e Layde Anna. Atualmente este casarão foi restaurado e quem reside é a neta do Sr. Victório Guzzo, Sra. Ester Jaqueline Guzzo Almeida e Sr. José Carlos Ammeida.

Casarão família Carlesso
O casarão que pertencia aos familiares do Sr. Bortolo Carlesso, foi construído, aproximadamente, no ano de 1888. Mais tarde passou a ser da família do Sr. Eugêneo Carlesso e Hermelinda Cuzzuol.Tiveram como filhos: Anselmo, Czar, Lino, Narcizo e Angelina. Atualmente, esse marco histórico pertence aos filhos do Sr. Anselmo Carlesso e Amábile Lecchi, que são: Ademir, Luzinete, Odete, Odília e Adélio.

Casarão da Família Giacomin
Este casarão foi construído no ano de 1902 e pertencia à família do Sr. Luigi Giacomim casado com a Sra. Ângela Dominato. Tiveram como filhos: Américo, João Batista, Afonso, Teófilo, Guilherme, Helena, Páscoa, Rosa e Carolina. Depois de alguns anos este casarão passou a pertencer a um dos filhos do Sr. Luigi Giacomin, que é o Sr. Américo Giacomin esposo da Sra. Domênica Caliman e tiveram seus filhos neste casarão, que são: Valério, Alfeu, Hildo, Geraldo, Eurico, Aroldo, Maria Helena, Páscoa, Teresa e Isabel. Atualmente o casarão pertence ao Sr. José Alonso Cometti e sua esposa Ângela Induzzi Cometti.

Casarão Família Secomandi
O casarão foi construído em 1910. Proprietário: Giacomo Annibale Secomandi e sua esposa Domenica Scopel Secomandi. Seus filhos: Primo, Vitorino, Ernesto, Luiz, Alcides, Maria Elizabeth, Josephina, Helena e Carmem. Primo Secomandi casou-se com Elizabeth Sarcinelli Secomandi e tiveram como filhos: Ari, Nair, Omir, José Anízio, Ivo, Ivone, Tereza e Gema. Atualmente, nesse casarão mora um dos filhos do Sr. Ari Secomandi e Domitilia Bozzi Secomandi, sendo eles: Gerson, Maria da Penha (Tuca), Norma e Júlio

Casarão Família Farina
Demétrio Ribeiro - João Neiva
O casarão foi construído em 1900. Proprietário: Turíbio Farina e sua esposa Teresita Borrini Farina. Seu filhos: Davi, Samuel, Modesto, Henrique e Elias. Este casarão funcionava como Escola Feminina na parte direita e Escola Masculina na parte esquerda, a qual foi demolida. A Escola Feminina tinha como professora a Sra. Azevedo e logo após o Sr. Melquiades. Nas festas que realizavam, cantavam seus leilões e tinham vários prêmios animais, frutas, alimentos... Atualmente, quem reside neste casarão é a família do Sr. Amadeu Correia e Aládia Malovini

Família Da Rós
Casarão que foi de propriedade da família Da Rós e hoje pertence a família Casara. O casarão foi construído no ano de 1925 pelo Sr. Pietro Da Rós, esposo da Sra. Angela Molina Da Rós. Seus filhos: José, Túlio, Demétrio, Luis Ettore, Otávio, Anúncio, Rita, Iolanda, Hilda, Otília, Ermelinda (Linda) e Mariquinha. Esse casarão passou por vários descendentes de italianos e atualmente foi vendido para o Sr. Renato Casara onde funcionou como fábrica de arcos de violino, viola, violoncelo, contrabaixo e arcos barrocos. Atualmente, funciona apenas para o corte da madeira para a fabricação artesanal dos arcos em outra localidade em João Neiva.

Casarão da família Carrareto
Antigamente, os primeiros imigrantes italianos da família Carrareto a chegarem a Demétrio Ribeiro foram os irmãos Pietro, Eugênio e Atílio, sendo que eles construíram uma casa de estuque para morarem. Mais tarde, Pietro Carrareto foi morar na localidade de Juá e Eugênio foi morar na localidade de Ribeirão de Cima. A casa de estuque antiga foi demolida e de frente foi construída uma outra para o Sr. Atílio Carrareto e sua esposa Ângela Carlesso, os quais tiveram como filhos: Jacinto, Belmiro, Dionísio, Angelindo, José, Detalina, Amábile, Maria (Mariquinha), Lúcia, Helena, Margarida e Elzira. Atualmente, este casarão pertence aos filhos do Sr.Jacinto Carrareto e da Sra. Hermínia Giacomin: Diva, Catarina, Estela, Ângela Mereci e José Maria Edgar.

Casarão família Cometti
Casarão foi construído no ano de 1915. Antigamente pertencia ao Sr. Francisco Cometti e à Maria Devéns Cometti. Depois de alguns anos passou para a família do Sr. João Olívio Cometti e Maria Balla Cometti. Tiveram como filhos: Francisco Guilherme, Maria Apolônio Cometti, José Alonso Cometti, Maria Inês Cometti e Maria Inácia Cometti.

Casa canônica
A Casa Canônica foi construída no ano de 1900 e tinha como finalidade abrigar padres, bispos. Este local seria como abrigo para eles devido ao local ser tão distante. Faziam o percurso a cavalo e por isso vinham antes para realizar missas, batismos, crismas, casamentos e outros tipos de assistência à comunidade. Atualmente ela foi restaurada pela comunidade e é usada pela mesma para lecionar a religião católica.

Fonte: http://www.folhavitoria.com.br/entretenimento/blogs/elogoali/2012/06/29/ roteiro-turistico-cultural-em-demetrio-ribeiro-os-casaroes-historicos/
Agenda
    Não há Agendas Cadastradas no momento!
Listar agenda completa
Redes sociais
Siga e compartilhe nas redes sociais
Atendimento EuTeVi

Brasil - Email: eutevi@eutevi.com
(27) 9 9808-5500 / 9 8876-1751