Localização
Filtrar por região
Compartilhe
Nas redes sociais
Publicado em 02/09/2014

Veja 10 mitos e verdades sobre ar condicionado do carro

Por incrível que parece, tem gente que não liga o ar condicionado do carro “para não gastar o gás”. Ou com medo do combustível sair do tanque feito uma torneira aberta. São mitos que rondam esse item de conforto cada vez mais presente nos veículos no Brasil.

Com auxílio de Ernesto Miyazaki, proprietário da Arcon e integrante da Câmara de Ar Condicionado do Sindicado dos Mecânicos de São Paulo (Sindirepa), conheça cinco mitos e cinco verdades sobre o ar, para você que tem dúvida ou ainda não sabe direito como usar o acessório. 

Mitos
1 - Ligar o ar condicionado não gasta o gás do sistema, não se preocupe. Isso é uma das maiores bobagens sobre manutenção automotiva. O gás, aliás, não precisa ser completado ou reposto se tudo estiver em dia. Ele só vazará em caso de defeito.

2 - O gás do ar também não vicia nem fica velho, como você deve ter escutado por aí. Se tudo estiver correto, pode durar toda a vida útil do carro.
3 - O mesmo vale para o óleo do ar (sim, vai óleo no ar). Diferentemente do motor do carro, ele precisa ser trocado ou completado só em caso de vazamento ou manutenção do sistema.

4 - Em carros com ar automático (aquele digital que você regula a temperatura) a velocidade do ar não interfere na temperatura interna. Ou seja, se você deixou em 23 graus, o ambiente interno ficará em 23 graus na velocidade número 2 ou 3 do ventilador. A velocidade maior só fará com que o ambiente interno chegue à temperatura indicada mais rapidamente. Depois, ele manterá a mesma.

5 - Na cidade, o carro gasta em média de 10% a 20% mais de combustível com o ar ligado. Não entre na conversa de que o consumo cai pela metade.

Verdade
1 - Ligar o ar provoca, sim, maior gasto de combustível nas cidades. Porém, na estrada, andar com os vidros abertos a mais de 80 km/h interfere na aerodinâmica do carro. Isso vai fazer que gaste mais com os vidros abertos do que se estivesse com o ar ligado porque a entrada lateral de vento vai interferir no rendimento.

2 - É recomendado ligar o ar condicionado do carro pelo menos uma vez por semana para circular o gás e o óleo. Faça isso por 10 minutos para garantir a lubrificação do sistema e evitar ressecamento das peças. Não esqueça, claro, de conferir o filtro de cabine para garantir que não entrem impurezas para o veículo.

3 - Quando o carro está há muito tempo parado sob o sol forte é bom abrir os vidros para circular o ar novo antes de fechar tudo e ligar o ar condicionado. Caso contrário, a troca térmica vai demorar mais tempo dentro do carro.

4 - É indicado desligar o ar quando estiver chegando ao destino e deixar somente a ventilação. Isso elimina a umidade na tubulação e evita a proliferação de fungos.

5 - Carros que não saíram com ar de fábrica podem também ter esse conforto. Porém, é preciso usar exatamente o mesmo sistema das montadoras, preferencialmente levá-lo a uma concessionária.

Fonte: economia.terra.com.br/carros-motos/meu-automovel/veja-10-mitos-e-verdades-sobre-ar-condicionado-do-carro,7aa8c37e6387f310VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html
Redes sociais
Siga e compartilhe nas redes sociais
Atendimento EuTeVi

Brasil - Email: eutevi@eutevi.com
(27) 9 9808-5500 / 9 8876-1751