Localização
Filtrar por região
Compartilhe
Nas redes sociais
Publicado em 10/11/2013

Profissionais Proativos

As organizações no cenário atual estão sempre em busca de profissionais diferenciados. Uma das características mais desejadas pelas empresas é a proatividade. Ser proativo significa ter iniciativa e se antecipar aos acontecimentos antes que efetivamente ocorram, estar sempre em busca de informações e oportunidades para fazer as coisas acontecerem, por isso pessoas proativas devem estar sempre atualizadas.

Ser proativo não significa querer passar por cima da opinião de colegas e gestores ou querer ter sempre a palavra final nas decisões tomadas, o profissional proativo tem senso de dono e tem a coragem para prever situações e enfrentar os obstáculos que venham a surgir.

No ambiente de trabalho, quem tem a proatividade como característica está sempre em busca de conhecimento e de coisas novas. Busca sempre se especializar, visando melhorar sua atuação como profissional e ao mesmo tempo agregar valor para a empresa a qual faz parte. São profissionais motivados e querem sempre cooperar de alguma forma.

Ter proatividade como diferencial não significa que é preciso nascer proativo. Qualquer profissional que se empenhe e desenvolva certas características e atitudes no trabalho pode vir a ser uma pessoa proativa.

Alguns comportamentos que podem ser trabalhados são, por exemplo, não esperar por outras pessoas na hora de resolver uma situação, se é possível fazê-lo sozinho; tomar iniciativas quando seguro daquela atitude; criar e inovar; antecipar-se e planejar-se com antecedência; resolver os problemas até o final, não abandonando as responsabilidades e sempre estar atualizado acerca dos assuntos pertinentes à sua área e empresa.

Profissionais proativos fazem a diferença no ambiente de trabalho, por envolver todos na mesma sintonia. São pessoas criativas e que se destacam, tornando-se um exemplo para os demais.

Por: Ellen C. Tolentino de Morais

Fonte: Revista EuTeVi
Redes sociais
Siga e compartilhe nas redes sociais
Atendimento EuTeVi

Brasil - Email: eutevi@eutevi.com
(27) 9 9808-5500 / 9 8876-1751