Localização
Filtrar por região
Compartilhe
Nas redes sociais
Publicado em 01/05/2014

PNL e Você

Não basta OLHAR o espelho e dizer “eu me amo”.

Mais importante é “SENTIR” eu me amo.

Programação Neurolinguística estuda talento e qualidade - PNL estuda e modela métodos excelentes para que possa ensinar a outros a obterem resultados excelentes.

Algumas pessoas sem o devido conhecimento do que seja PNL, afirma ser algo que “programa” a mente das pessoas para obterem dela o que deseja. Mas essa “programação” a que se referem tem o único objetivo não de programar, mas de influenciar pessoas a obterem grandes resultados a partir de seus modelos que lhes servem de referência e assim não programar, mas direcionar as suas mentes para aprender com outros a fazerem suas mentes trabalharem com foco em resultados.

Para que possamos modelar é necessário pensarmos sobre nossos valores e crenças e como mantemos nossos estados emocionais. Como construímos nosso mundo interno a partir de nossas experiências e o significados que damos a elas. Uma única experiência tem vários significados dependente unicamente de quem a vive e como a vive em níveis emocionais. Nenhuma experiência tem significado em si mesmo, somos nós que lhe atribuímos significado. Podemos afirmar que a PNL estuda experiências a partir de dentro.

Um excelente ramo da ciência que começou estudando os melhores comunicadores e evoluiu para o estudo sistêmico da comunicação humana. Usa muitas ferramentas para o desenvolvimento do indivíduo na sua prática, sendo uma das mais importantes o RAPPORT- a arte de interagir com o outro de modo que aconteça nesse momento uma comunicação em nível de inconsciente. Técnica excelente para vendas, entre outras atividades.

O nome PNL é a soma de três áreas:
- Programação - como sequenciamos nossas ações para alcançarmos metas;
- Neurologia - a mente e como pensamos;
- Linguística - como usamos a linguagem e como ela nos afeta.
Agora conto uma historinha. Penso que as histórias são sempre mais ricas de ideias do que uma mera definição:
Um menino perguntou à sua mãe: O que é PNL?

Sua mãe disse: 
- Já vou lhe dizer, mas primeiro você terá que fazer algo, para que possa compreender. 
- Vê seu avô ali na poltrona?
- Sim, respondeu o menino
- Vai até lá e pergunte como está sua artrite hoje.
- Bem, está um tanto ruim, filho, respondeu o velho. Sempre fica pior quando o tempo está ruim. Quase não consigo mexer os dedos hoje. Uma expressão de dor atravessou-lhe a face.
- Ele disse que estava ruim. Acho que ele sente dor. Você vai me dizer o que é PNL agora?
- Em um minuto, prometo. Agora vai até ao vovô e pergunte-lhe qual foi a coisa mais engraçada que você fez quando era pequeno.
- O menino foi novamente até ao avô e perguntou: - vovô, qual foi a coisa mais engraçada que eu fiz quando era pequenininho?
- O semblante do velho se iluminou.
- Bem, sorriu. Houve muitas coisas. Teve a vez que você e seu amigo brincaram de Papai Noel e espalharam talco pelo banheiro todo dizendo que era neve. Eu ri muito. Fitou à distância com um sorriso.
Depois teve aquela outra vez quando eu o levei para passear. Era o dia em que você cantava uma música infantil que acabara de aprender. Cantava alto. Um homem passou e olhou para você com cara feia. Achou que você fazia barulho demais. Pediu-me que lhe mandasse ficar quieto. Então você virou-se para ele e disse: 
- Se você não gosta quando eu canto, você pode ir ferver a tua cabeça. Disse isso e continuou cantando mais alto ainda. O velho riu.
O menino voltou para sua mãe.
- Você ouviu o que o vovô disse? Perguntou.
Sim, respondeu a mãe. Você mudou o seu estado emocional com algumas palavras. Isso é PNL.

SUZANA BITTI, Terapeuta - Psicanalista e Coach de vida e empresarial. 

Consultora Master Coach
Cel.: (27) 99764-1348 
E-mail: suzana@suzanabitti.com.br

Fonte: Manual de Programação Neurolinguistica - Joseph O’Connor
Agenda
    Não há Agendas Cadastradas no momento!
Listar agenda completa
Redes sociais
Siga e compartilhe nas redes sociais
Atendimento EuTeVi

Brasil - Email: eutevi@eutevi.com
(27) 9 9808-5500 / 9 8876-1751