Localização
Filtrar por região
Compartilhe
Nas redes sociais
Publicado em 16/12/2013

Desmistificando o câncer de próstata

Quais são os exames preventivos para detecção do câncer de próstata e com que idade devem ser realizados? Qual a diferença entre prevenção e rastreamento?
Os exames preventivos para o rastreamento populacional do câncer de próstata devem se iniciar aos 45 anos para os homens com parentes de primeiro grau (pai, filho, irmão) com neoplasia de próstata, e aos 50 anos para os demais homens. Os exames consistem basicamente do exame digital retal (toque retal) e dosagem de PSA (Antígeno prostático específico – um exame de sangue). Rastreamento é a pesquisa por neoplasias na população sem sintomas. Também conhecido como prevenção secundária, cujo o objetivo não é reduzir o número de casos da doença (incidência), mas permitir o diagnóstico em fases precoces, quando a doença não apresenta sintomas. A prevenção primária, por sua vez, tem por objetivo utilizar intervenções que possam reduzir a incidência, ou seja, evitar alguns casos de câncer.

O início da doença é assintomático. Como podem aparecer os primeiros sintomas?
Normalmente o câncer de próstata é um achado ocasional em pacientes com outras queixas urológicas não relacionadas ao câncer em si. Quanto ao câncer de próstata, quando sintomático, ele pode provocar a presença de sangue no esperma, dificuldade para urinar ou dor constante, de intensidade crescente.

Os exames de toque retal e PSA devem ser feitos com qual frequência?
Anualmente. Nos Estados Unidos, para pacientes com PSA abaixo de 1ng/mL em três dosagens anuais consecutivas, pode-se espaçar a dosagem do PSA para cada 3 anos. O toque retal, no entanto, também serve para diagnosticar tumores do reto e canal anal, por isso ele deve ser realizado anualmente.

Como é realizado o exame de toque e quanto tempo dura? Existe muita resistência?
O exame pode ser feito na posição ginecológica, com o paciente deitado de lado com as pernas flexionadas sobre o tórax, ou, o que é mais apropriado, com joelhos e cotovelos apoiados na mesa de exame. Utiliza-se um lubrificante ou anestésico local e o médico introduz o dedo indicador através do ânus e avalia a próstata em busca de alterações de volume, simetria ou consistência.

Embora pareça muito inconveniente, o desconforto físico não é tão acentuado, uma vez que as fezes normais têm espessura maior do que a de um dedo indicador. O desconforto é mais psicológico e, por isso, para aliviá-lo, o mais importante é uma conversa franca sobre a importância e real necessidade do exame.

Os tratamentos podem deixar o homem infértil?
A cirurgia, a radioterapia e os tratamentos sistêmicos podem causar impotência como evento adverso e raramente a infertilidade.

A preocupação com a vida sexual é muito frequente?
Ela varia com a idade e com a história de vida e composição familiar. De qualquer forma, é sempre um aspecto que deve ser discutido abertamente com o paciente.

A incidência é maior em alguma raça específica?
Não existem dados brasileiros, mas nos Estados Unidos, a incidência em afro-americanos é quase o dobro da incidência em brancos.

Como você vê o futuro dos tratamentos do câncer de próstata?
Ele é extremamente promissor graças ao melhor conhecimento da biologia tumoral e aos novos medicamentos que estão sendo incorporados à prática diária.

Fonte: www.ladoaladopelavida.org.br/
Agenda
    Não há Agendas Cadastradas no momento!
Listar agenda completa
Redes sociais
Siga e compartilhe nas redes sociais
Atendimento EuTeVi

Brasil - Email: eutevi@eutevi.com
(27) 9 9808-5500 / 9 8876-1751