Localização
Filtrar por região
Compartilhe
Nas redes sociais
Publicado em 01/05/2014

Como vender rápido e fácil

Há pessoas que por medo de vender discriminam a profissão, ao invés de aprender.

Outras, entendendo a real importância da atividade comercial, dão o melhor de si e têm sucesso. E há aquelas que se livram do desemprego com um artifício inteligente. Vendendo produtos que as colocam em contato com empresas nas quais desejam trabalhar.

Leais e éticas, desempenham com competência suas funções e despertam o interesse dos clientes em tê-las no seu time. Simples assim.

Eu questiono, - por que vendas assusta tanto, se até para as crianças é fácil e rápido aprender?

Nos tempos de “calça curta” eu “dava nó em pingo d’água”, para aumentar a mesada que recebia dos meus pais. É que em se tratando de coleções de figurinhas, bolinhas de gude, cinema, sorvetes e passeios, o dinheiro sumia rápido demais para o meu gosto.

A solução foi vender jornais velhos e sorvetes. Aqueles para os comerciantes do mercado municipal embrulhar peixes e frutas, e estes para a satisfação das pessoas nas ruas.

Acontece que eu era tremendamente tímido, e vender exigia doses enormes de sacrifício.

Então, criei um método para superar isso e obter resultados rapidamente.
A base do meu método era o tripé formado pelas palavras, desejos, produtos e necessidades.

Explico: os desejos eram os meus, de criança sadia; os produtos, aqueles escolhidos por mim, jornais velhos e picolés de um bar da vizinhança; e por fim, as necessidades que tinham os comerciantes do mercado municipal e as pessoas em geral.

Lembro-me também, que aplicava estes elementos em duas sequências distintas, conforme o resultado pretendido.

Para ficar motivado o suficiente, a ponto de vencer minha timidez e ir vender, a fórmula era: Desejo -> Produto -> Necessidade.

Diante dos clientes a ordem tinha que ser invertida: Necessidade -> Produto -> Desejo, porque para efetivar negócio, quem precisava estar motivado eram eles.

Mirei os comerciantes como alvo preferencial. Pois, quando vendiam acima da média não pechinchavam muito e decidiam rápido porque necessitavam do jornal para os embrulhos.

Mas nem sempre era assim, e tinha a concorrência, aí é que entravam os sorvetes. Os melhores da cidade, dizia eu, aos gritos.

Desnecessário dizer que naquela época eu não pensava em vender profissionalmente, ou tornar-me um consultor, instrutor e palestrante dessa matéria. Tudo o que almejava era obter o dinheirinho extra para as brincadeiras e guloseimas, e me divertir a valer.

Sempre funcionou bem. E, aos 10 anos de idade eu não imaginava que os melhores benefícios ainda estavam por vir.

O tempo passou, outras experiências aconteceram e lá estava eu, aplicando o método da venda rápida e fácil, novamente.

Eu queria muito (desejo) ser contratado para o emprego que meu amigo indicara, analista de Sistemas em uma importante empresa. Mas nem sabia ao certo o que fazia tal profissional. E a entrevista estava agendada para o dia seguinte.

Investiguei o quanto pude e descobri o que esperavam (necessidade) da pessoa contratada.

Soube também que receberia treinamento técnico de A a Z. O que me incentivou ainda mais. E, sendo que o “meu padrinho” era bem conceituado na empresa, bastaria vender bem o “peixe” e eu estaria encaminhado.

O produto nesse caso era eu mesmo, ou seja, o meu “jogo de cintura”, iniciativa, comunicação e empatia. Características importantes em vendas e em tudo mais.

Na Biblioteca Pública, complementei a pesquisa sobre análise de sistemas. E para afugentar o medo caprichei na primeira parte da fórmula, a mesma dos tempos de infância. Sentindo-me pronto para encarar o futuro chefe, utilizando a segunda etapa do método. Funcionou de novo.

É claro que um verdadeiro profissional deve se aprofundar no estudo completo da arte que é vender, e também manter-se atualizado, como nas demais profissões.

Foi o que iniciei alguns anos depois, quando fui para outra cidade programar computadores.

Era o início da era dos micros e os vendedores locais não conseguiam vender a novidade.

Antes que a falta de vendas vitimasse o meu emprego, negociei com o patrão. Assumir as vendas e programar seria a solução.

Tal como antes, a timidez, o medo e a insegurança me assaltaram. Mas apliquei a fórmula conhecida, investi na nova carreira, segui aprendendo e não parei mais. Venci. E você pode vencer também.

Roberto Vieira Ribeiro, Administrador de Empresas com Especialização em Informática.

Neurolinguísta e Pós-Graduado em Marketing. Palestrante, Consultor, Instrutor e diretor da Motivação e Resultados, que atua em Consultoria de Vendas, Desenvolvimento, Reformulação e Implantação de Programas de Treinamento Pré-Comportamental, Comportamental e Técnicos, para todos os níveis das empresas.

Contato: (41) 3026-1414 / 3023-6414 / 3272-3260
www.motivacaoeresultados.com.br

Fonte: Por Roberto Vieira Ribeiro
Redes sociais
Siga e compartilhe nas redes sociais
Atendimento EuTeVi

Brasil - Email: eutevi@eutevi.com
(27) 9 9808-5500 / 9 8876-1751